Aproximadamente 50% dos chamados ao nosso atendimento estão relacionados com o ambiente de execução da plataforma. Por isso, decidimos alertar sobre as consequências indesejáveis deste ambiente para o trader, caso não esteja de acordo com as recomendações.
Recebemos diariamente vários chamados relacionados ao ambiente do usuário, causando instabilidade, lentidão e/ou indisponibilidade. Na maior parte das vezes, estes problemas são alta utilização de CPU, alto consumo de memória e alto consumo ou instabilidades no link de internet. Não use o Tryd para operar, caso esteja com alta utilização de CPU, internet instável e/ou abaixo das recomendações.
Veja abaixo um exemplo de um link de 30Mbps de um grande provedor, em um momento de instabilidade que fez a plataforma atrasar e sofrer com desconexões.
Observação: Se o usuário tentar enviar uma ordem durante um período de instabilidade, poderá ter problemas de latência ou até mesmo a ordem não ser entregue. Este tipo de instabilidade pode não ser detectado por uma navegação em um Browser, mas certamente afetará uma plataforma de trade.
É importante entender que entre o computador do usuário e os Servidores do OMS, existem diversos pontos intermediários que vão compor as rotas e que estes pontos podem ter instabilidades que podem afetar a comunicação.
Alguns casos são por causa do ambiente abaixo do recomendado, mas existem casos onde há vários sistemas em execução ao mesmo tempo e/ou donwload/upload de arquivos grandes durante o pregão, como p.ex. filmes, vídeos, webinars, … Consequentemente, estes sistemas ou ações concorrem pelos recursos do computador, causando os mesmos problemas.
Estes problemas são agravados quando o sistema operacional e/ou antivírus estão desatualizados, ou mesmo quando o sistema operacional não está devidamente licenciado e/ou o antivírus não está presente. Em diversas ocorrências onde o usuário relata lentidão, nos deparamos com o sistema operacional sendo atualizado durante o horário do pregão ou com o antivírus fazendo a varredura do computador durante o horário do pregão, causando lentidão na plataforma, portanto verifique os horários configurados, para que estas atualizações e varreduras não ocorram durante o pregão.
Alguns usuários podem não se dar conta, mas seu dia a dia sofre interferência direta das configurações e estado do seu computador, assim como de seu link de internet. Por isso, devem estar muito atentos aos pontos abaixo:
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- O ambiente de execução, computador e link de internet, da plataforma deve estar de acordo com as recomendações para o seu perfil.
- O sistema operacional e o antivírus devem estar devidamente atualizados e licenciados, mas atenção ao horário das atualizações e varreduras.
- Se perceber alguma lentidão, verificar seu consumo de memória e CPU, assim como se o antivírus está fazendo a varredura em seu computador ou se o sistema operacional está sendo atualizado durante a lentidão. Caso seja possível, fechar o que não estiver em uso e/ou interromper as atualizações e/ou varreduras do antivírus. Se precisa de tudo que está em uso e memória ou CPU estão com alto consumo, causando lentidão, avaliar um upgrade. O mesmo vale para seu link de internet, que pode estar instável, pequeno e/ou com muita concorrência. Para validar se a velocidade do seu link de internet esta adequada, favor realizar testes com Brasil Banda Larga ou Simet. Para identificar pontos de problemas, baixar e apontar o PingTracer ou WINMTR para o endereço da plataforma e deixar executando durante o pregão.
- Os endereços de cotações e roteamento devem estar como sites confiáveis no sistema operacional, assim como estes mesmos endereços e os arquivos javaw.exe e trader.exe devem estar configurados como exceção no antivírus.
- Na Plataforma, só mantenha abertas as telas que for usar, portanto sempre verifique o que não está sendo usado e feche tudo que não for necessário, porque quanto mais telas abertas, maior será o consumo de CPU, memória e do link de internet. Exemplo: 20 gráficos abertos com vários indicadores, 10 books, 5 monitores de cotações com 30 linhas cada, etc… Se é tudo necessário, seu computador e link de internet serão muito mais exigidos, mas se puder abrir mão de alguma coisa, a necessidade por recursos computacionais será menor e a plataforma ficará mais rápida.
- Fontes de RSS e scripts em excesso ou mal escritos também podem afetar o desempenho da plataforma.
- Equipamentos(ex. notebook, …) não conectados na tomada e em modo de economia de energia, terão seu desempenho afetado e a plataforma poderá ficar lenta.
- A utilização de algumas soluções de VPN pode ser benéfica por questões de privacidade, mas poderá gerar um problema, visto que a bolsa precisa que os sistemas das corretoras tenham uma forma de registrar a origem das ordens, porém algumas soluções prejudicam ou até impedem a rastreabilidade, uma vez que os acessos ficam registrados como se fossem de vários países e IPs diferentes. Em alguns casos, a latência aumenta e podem haver desconexões por conta das mudanças dos IPs.
- A qualidade do sinal em redes Wi-Fi sofre interferências devido à distância, paredes e outros fatores, causando problemas de lentidão e oscilações, portanto esteja atento à localização e à qualidade do roteador.
Como pôde ser observado, o ambiente de execução da plataforma é uma parte importante no dia a dia do Trader e deve sempre ser levada em consideração. Evite transtornos e reduza os seus riscos observando atentamente os pontos destacados acima.
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Fazem um monte de coisasno replay, volume dos players e tudo mais. Ai vão e retiram o relatório mensal de pontos e financeiro.
Absurdo!!
Boa tarde Antonio, no vá no menu do Tryd – negociação – Relatório de Performance (beta). Lá você conseguirá gerar o relatório no replay.
Boa Tarde!
Qual o tipo de máquina vcs indicam?
Boa tarde Cleisson,
veja, por favor, em https://www.tryd.com.br/requisitos.html
Grato
Bom dia,
É possivel configurar alertas sonoros na execução de ordens, assim como em outras plataformas?
Olá Julio, é possível sim! Acesse em seu Tryd: Editar -> Preferências -> Ordens -> Consulta de Ordens e veja as opções disponíveis. Lembrando que para o pleno funcionamento dos alarmes, é necessário que a visão ‘Consultar Ordens’ esteja aberta.